trabalho familia balanco 1

3 Formas de ter flexibilidade no trabalho e conciliação com a vida familiar

Apostar em formas de ter flexibilidade no trabalho e promover a conciliação com a vida familiar beneficia o aumento da produtividade, a diminuição do absentismo e a retenção de talento dentro das organizações.

As exigências da sociedade, a longevidade e o estilo de vida estão a afetar a nossa saúde e bem-estar. É necessário repensar as formas de organização do trabalho e a introdução de novas medidas de conciliação como resposta a estas questões.

Apostar na promoção da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar dos colaboradores beneficia o aumento da produtividade, a diminuição do absentismo e a retenção de talento dentro das organizações.

Desconheço os números em Portugal mas na vizinha Espanha 55% dos empregados(as) exigem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, de acordo com a RH digital.

O ‘salário emocional’ é um fator determinante quando se trata de encontrar e querer fazer parte de uma empresa ideal.

Sem dúvida, conciliar vida pessoal e profissional é um dos aspetos mais relevantes para os colaboradores(as).

Mais da metade dos trabalhadores europeus (em concreto 56%) optaria por uma semana de trabalho de quatro dias se tivesse oportunidade de escolher, de acordo com a The Workforce in Europe 2019, um relatório europeu realizado pela ADP, fornecedora global de soluções de gestão de capital humano.

Qualquer empresa procura atrair e reter talentos e melhorar a sua competitividade e, justamente por este motivo, é essencial trabalhar em compromisso com a equipa.

Uma fórmula muito eficaz é deixar para trás a uniformização do horário de expediente e procurar novas formas de trabalhar e uma flexibilidade que permita às pessoas maiores graus de liberdade.

Como a flexibilidade e o teletrabalho ajudam?

Ajude a reter os novos talentos.

As novas gerações acreditam que a flexibilidade é um atributo muito importante para escolher a empresa na qual desenvolver uma carreira profissional.

Termine os longos dias e aposte em novas formas de trabalho. Uma proposta que afeta a mudança cultural e melhora a confiança do empregado(a)-empregador(a).

Aposte em novos formatos de escritório. Os espaços de trabalho tornaram-se muito mais flexíveis, o que favorece a criação de redes e a criatividade. Áreas de colaboração para melhorar o ambiente de trabalho, promover o pensamento inovador e criar um senso de comunidade, são pontos-chave.

3 Ideias para Empresas Familiares Responsáveis

Deixo aqui mais 3 tipos de medidas para conciliar trabalho, vida pessoal e familiar para Empresas Familiares Responsáveis.

Medidas de flexibilidade de tempo

Flexibilidade de horários de entrada e saída do local de trabalho

Os colaboradores ajustam o seu horário de trabalho em função das necessidades pessoais e familiares.

Semana de trabalho comprimida

Trata-se de trabalhar mais horas por alguns dias da semana em troca de uma redução nos dias de trabalho. O prolongamento da jornada de trabalho de segunda a quinta-feira para encerrar a jornada de trabalho ao meio-dia das sextas-feiras.

Banco de horas

Consiste no acúmulo de horas extras em conta por um período de tempo (anual, trimestral, mensal, etc.) que pode ser utilizado para prorrogação do período de férias ou para obter certos dias de folga, condicionado ao calendário de trabalho das empresas.

Medidas de flexibilidade na relação de trabalho

Trabalho de meio período

Esta medida de redução da jornada de trabalho deve ser valorizada na sua justa medida. Dias de folga para situações familiares excecionais ou para o seu próprio negócio

Benefícios sociais da empresa

São serviços que as empresas prestam aos seus colaboradores com o objetivo de reduzir os encargos familiares e facilitar o seu trabalho.

Os mais conhecidos são os viveiros da empresa, alguns prestam o serviço diretamente e outros auxiliam financeiramente.

São medidas que reduzem o stresse e a demora nas deslocações para o trabalho.

Outros benefícios sociais oferecidos pelas empresas são:

  • seguros de vida,
  • seguros de saúde,
  • complementos de reforma, etc.,

que auxiliam na redução dos encargos económicos e na ampliação da oferta e cobertura de suas necessidades.

A saúde e o bem-estar dos funcionários são determinantes. Com essas novas formas de trabalhar, ajudaremos a reduzir o desgaste e o stresse.

Este é um contributo para a aplicação da NP 4552:2016 – Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Gostou deste artigo?
Partilhe-o com quem considere ser útil

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros artigos no blog