“As empresas deviam medir o seu sucesso não pelo facto de ainda estarem a trabalhar e a fazer dinheiro, mas pelas oportunidades que perderam”.
Gary Hamel (Professor da London Business School)
Quando temos problemas de saúde procuramos um médico, seja ele clínico geral ou especialista, conforme o caso. Por norma, selecionamos um médico conhecido e com boas referências quanto à sua capacidade profissional.
Ao chegarmos ao consultório, o primeiro passo é expor ao médico os sintomas da doença que nos atinge.
O médico faz uma série de perguntas, tais como: idade, hábitos alimentares, se pratica desporto, aspetos relacionados com a profissão, família, etc.
Nalguns casos, é necessário efetuar alguns Exames Complementares, que irão ajudar o médico a fazer um diagnóstico mais preciso. Depois de realizar o diagnóstico, o médico recomenda um tratamento para a doença diagnosticada.
Não resta dúvida de que a decisão de aceitar ou não o tratamento sugerido é da nossa conta.
Após algum tempo voltamos ao médico para que ele possa avaliar se o tratamento está a ser eficaz. Se o tratamento foi adequado, ficaremos curados e felizes por estarmos de novo saudáveis.
A doença empresarial
Nas empresas a situação é idêntica. Quando uma empresa sente alguma dificuldade, está com alguma “doença empresarial”.
Como resolver?
- Reúna a equipa e exponha,
- avalie a situação,
- efetue um diagnóstico
- e proponha um plano de ação para solucionar os problemas.
A decisão de aceitar ou não o plano de ação proposto é sua.
Caso concorde, o passo seguinte é a implementação de plano de ação e a avaliação dos resultados.
Para uma empresa crescer e manter-se num mercado cada vez mais competitivo, torna-se necessário que o empresário tome as suas decisões apoiadas em informações precisas e atualizadas.
Para gerir com eficiência qualquer área da empresa, torna-se necessário implementar alguns indicadores de desempenho para que se faça o acompanhamento periódico da sua performance.
A estratégia e os indicadores de desempenho
As estratégias servem como guia para as empresas desenvolverem e utilizarem recursos, para atingir os objetivos desejados num ambiente dinâmico e competitivo.
No entanto, os impactos que as estratégias têm nas operações são dependentes de como elas são transmitidas para a organização e da sistemática avaliação delas.
O desenvolvimento de um comportamento operacional compatível com a estratégia definida é muito influenciado pelo acompanhamento de indicadores que monitorizam as atividades que agregam valor ao negócio.
Ou seja, os indicadores de desempenho são meios de diagnóstico para se analisar o cumprimento dos objetivos previamente traçados pelo planeamento estratégico.
Indicadores de desempenho na logística
Os indicadores tornaram-se tão populares para controlar a qualidade da produção que passaram a ser usados nas outras áreas e para outras finalidades.
Na logística, avaliam e auxiliam o controlo da performance logística.
A procura por eficiência tem como pré-requisito a qualidade dos serviços prestados ao cliente.
No entanto, para se atingir esse objetivo não basta apenas ter aprimorado as atividades internas da empresa. É fundamental também que exista um alto nível de integração entre os parceiros da cadeia logística.
As empresas estão cada vez mais conscientes de que não é possível atender às exigências dos clientes e, simultaneamente, cumprir com os objetivos de custo da empresa sem trabalhar de forma coordenada com os outros participantes da cadeia de fornecimentos.
Assim, os indicadores de desempenho podem monitorizar a qualidade das atividades logísticas internas ou a dos seus parceiros.
Quanto ao âmbito, os indicadores de desempenho logístico podem ser:
- Interno – monitorizam o desempenho dos processos internos à empresa;
- Externo – monitorizam o desempenho dos serviços prestados pelos parceiros (fornecedores).
A melhoria da logística interna da empresa, através da melhoria dos processos e do fluxo de dados e informações de tráfego em cada um dos departamentos e entre estes, é objeto de preocupação das empresas.
Por isso, a monitorização das atividades logísticas não é uma novidade.
Como é evidente, dentro de uma empresa existem vários processos logísticos. No entanto, o acompanhamento de indicadores para todos eles não é recomendado, sob pena de tornar o processo de recolha de dados demasiadamente complexo e dificultar a tomada de decisões.
Assim sendo, os indicadores de desempenho interno podem ser agrupados em 4 áreas chave:
- Atendimento do Cliente;
- Gestão de Stocks;
- Produtividade da Armazenagem;
- Gestão de Transportes.
Exemplos de Indicadores de Desempenho Logístico Interno
ATENDIMENTO DO CLIENTE
GESTÃO DOS STOCKS
PRODUTIVIDADE DA ARMAZENAGEM
GESTÃO DE TRANSPORTES
A necessidade de melhoria das relações entre empresas de uma cadeia fez surgir a preocupação de avaliação de indicadores de âmbito externo.
Muito mais do que ferramentas de acompanhamento do serviço prestado pelos parceiros da cadeia de fornecimento para possível negociação, os indicadores de desempenho externo são fundamentais para a definição de políticas e processos internos que dependem do desempenho dos seus parceiros.
Alguns exemplos de indicadores de Desempenho Externo (Fornecedores)
Controlos de indicadores de desempenho
A recolha de dados merece especial cuidado quando se trata da medição de qualquer tipo de indicador. Grande parte ou até mesmo a totalidade dos dados necessários tem origem no sistema informático.
Deve assegurar-se da exatidão dos dados fornecidos pelo sistema, a fim de garantir que os indicadores representam o real desempenho das atividades.
Feita a medição, inicia-se a fase de controlo dos indicadores. Este é um momento importante quando se procura atingir a meta. Quando a empresa determina uma meta para um indicador, implicitamente está definida a qualidade e quantidade de recursos que serão necessários para que a mesma seja cumprida.
Use Gráficos de Controlo. São ferramentas simples e que de uma forma visual e mais evidente nos dão uma imagem da realidade.
“Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é.”
— Galileu Galilei, Astrónomo
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