Sistemas de Gestão de Qualidade
ISO 9001

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é uma ferramenta que traz controlo e a criação de processos, permitindo também a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente.

A qualidade nunca é acidente, ela resulta sempre de um trabalho inteligente.

John Ruskin

NP EN ISO 9001 e a IATF 16949

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é uma ferramenta que traz controlo e a criação de processos, permitindo também a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos e da produção dos produtos ou serviço prestado pelas empresas. Implementar um SGQ é uma decisão inteligente.


Os Sistemas de Gestão da Qualidade têm por base a norma NP EN ISO 9001 e, no caso particular da indústria automóvel, a IATF 16949 está alinhada com a ISO 9001, respeitando a sua estrutura e requisitos.

Uma organização da indústria automóvel que procure a certificação IATF 16949 também deve cumprir com a ISO 9001.

Os 7 princípios da Gestão da Qualidade

São 7 os princípios da gestão da qualidade preconizados pelo modelo da ISO 9001:2015.
Estes princípios são fundamentais para implementar uma melhoria contínua de produtos e serviços na sua organização.

Foco no cliente

O foco primordial da gestão da qualidade é a satisfação dos requisitos dos clientes e o esforço em exceder as suas expetativas.

Liderança

Os líderes estabelecem, a todos os níveis, unidade no propósito e direção e criam as condições para que as pessoas se comprometam em atingir dos objetivos da Organização.

Comprometimento

Pessoas competentes, habilitadas e empenhadas a todos os níveis em toda a Organização são essenciais para melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor.

Abordagem por processos inter-relacionados

Resultados consistentes e previsíveis são atingidos de modo mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e geridas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.

Gestão de relacionamentos

Para um sucesso sustentado, as Organizações gerem as suas relações com partes interessadas relevantes, tais como fornecedores.

Tomada de decisões baseada em evidências

Decisões tomadas com base na análise e avaliação de dados e informação são mais suscetíveis de produzir os resultados desejados.

Melhoria constante

As Organizações que têm sucesso estão permanentemente focadas na melhoria.

O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA)

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem por base o Ciclo PDCA Planear-Executar-Verificar-Agir.

O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) permite a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade para garantir que as iniciativas e os processos sejam adequadamente apoiados, com recursos e geridos.

O ciclo PDCA pode ser aplicado ao sistema de gestão da qualidade como um todo ou em suas partes. A Figura abaixo ilustra como as Cláusulas 4 a 10 da NP EN ISO 9001 podem ser agrupadas em relação ao ciclo PDCA.

Representação da estrutura da NP EN ISSO 9001no ciclo PDCA, os números entre parênteses fazem referência às secções da norma

Porquê implementar um sistema de gestão da qualidade de acordo com a ISO 9001 e/ou a IATF 16949...

Os benefícios da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa organização são:

  • Organização e melhoria da eficiência.
  • Melhoria da execução, coordenação e da produtividade.
  • Maior concentração nos objetivos e nas expectativas dos clientes.
  • Melhoria da qualidade do produto, e da satisfação das necessidades e expectativas, dos clientes.
  • Responsabilização dos colaboradores.
  • Melhor comunicação interna e externa, e sistematização de tarefas e procedimentos.
  • Avaliação e melhoria das competências dos colaboradores e da própria empresa.
  • Demonstração aos clientes e potenciais clientes da capacidade da organização.
  • Abertura de novas oportunidades no mercado ou manutenção da quota de mercado.
  • Certificação com visibilidade externa e reconhecimento interno e externo.

As Atividades a implementar a NP EN ISO 9001 e/ou da IATF 16949 são...

  • Diagnostico;
  • Identificação, controlo e monitorização dos processos;
  • Avaliação do desempenho dos processos;
  • Definição e Implementação de procedimentos operacionais;
  • Garantia do tratamento completo de reclamações;
  • Sistematização do controlo da conformidade do produto;
  • Avaliação de Fornecedores;
  • Determinação da satisfação dos Clientes;
  • Formalização de uma Política da Qualidade e definição de Objetivos;
  • Sensibilização dos Colaboradores para Qualidade;
  • Realização de auditorias internas;
  • Acompanhamento ao processo de certificação pela entidade certificadora.

Avaliação de riscos

A avaliação de riscos é também um fator fundamental da certificação do Sistema de Gestão Ambiental pelo que devem ser tidas em conta as normas de gestão de risco.

Serviços relacionados

  • QFD – Quality Function Deployment
  • FMEA / AMFE – Análise de Modos de falha e Efeitos, metodologia (AIAG&VDA) ou NPEN16602
  • SPC/CEP controle estatístico de processo
  • LEAN / 5S


Ferramentas da qualidade

  • EFQM
  • Marcação CE e Certificação de produto
  • Sistemas Integrados de Gestão

A família das normas ISO 9001

A família das normas ISO 9001 é muito rica pelo que citamos os mais relevantes:

  • IATF 16949 Norma do Sistema de Gestão da Qualidade Automotive
  • NP EN ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos.
  • NP EN ISO 9000 Sistema de gestão da qualidade – Fundamentos de vocabulário.
  • NP EN ISO 19011 Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão.
  • NP EN ISO 10012Sistemas de gestão da medição – Requisitos para processos de medição e equipamento de medição
  • ISO 10002 Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Linhas de orientação para o tratamento das reclamações
    ISO 10004 Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Linhas de orientação para a monitorização e a medição
  • ISO 10005 Sistemas de gestão da qualidade – Linhas de orientação para planos da qualidade
  • ISO 10012 Sistemas de gestão da medição – Linhas de orientação para a gestão de processos de medição

Planeamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.

Peter Drucker

Gestão é fazer certas as coisas, liderança é fazer as coisas certas.
Se não pode descrever o que está a fazer como um processo, então você não sabe o que está a fazer.

Edwards Deming

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