Sistemas de Gestão de Qualidade
ISO 9001
O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é uma ferramenta que traz controlo e a criação de processos, permitindo também a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente.
A qualidade nunca é acidente, ela resulta sempre de um trabalho inteligente.
NP EN ISO 9001 e a IATF 16949
O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é uma ferramenta que traz controlo e a criação de processos, permitindo também a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos e da produção dos produtos ou serviço prestado pelas empresas. Implementar um SGQ é uma decisão inteligente.
Os Sistemas de Gestão da Qualidade têm por base a norma NP EN ISO 9001 e, no caso particular da indústria automóvel, a IATF 16949 está alinhada com a ISO 9001, respeitando a sua estrutura e requisitos.
Uma organização da indústria automóvel que procure a certificação IATF 16949 também deve cumprir com a ISO 9001.
Os 7 princípios da Gestão da Qualidade
São 7 os princípios da gestão da qualidade preconizados pelo modelo da ISO 9001:2015.
Estes princípios são fundamentais para implementar uma melhoria contínua de produtos e serviços na sua organização.
Foco no cliente
Liderança
Comprometimento
Abordagem por processos inter-relacionados
Gestão de relacionamentos
Tomada de decisões baseada em evidências
Melhoria constante
O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA)
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem por base o Ciclo PDCA Planear-Executar-Verificar-Agir.
O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) permite a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade para garantir que as iniciativas e os processos sejam adequadamente apoiados, com recursos e geridos.
O ciclo PDCA pode ser aplicado ao sistema de gestão da qualidade como um todo ou em suas partes. A Figura abaixo ilustra como as Cláusulas 4 a 10 da NP EN ISO 9001 podem ser agrupadas em relação ao ciclo PDCA.
Porquê implementar um sistema de gestão da qualidade de acordo com a ISO 9001 e/ou a IATF 16949...
Os benefícios da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa organização são:
- Organização e melhoria da eficiência.
- Melhoria da execução, coordenação e da produtividade.
- Maior concentração nos objetivos e nas expectativas dos clientes.
- Melhoria da qualidade do produto, e da satisfação das necessidades e expectativas, dos clientes.
- Responsabilização dos colaboradores.
- Melhor comunicação interna e externa, e sistematização de tarefas e procedimentos.
- Avaliação e melhoria das competências dos colaboradores e da própria empresa.
- Demonstração aos clientes e potenciais clientes da capacidade da organização.
- Abertura de novas oportunidades no mercado ou manutenção da quota de mercado.
- Certificação com visibilidade externa e reconhecimento interno e externo.
As Atividades a implementar a NP EN ISO 9001 e/ou da IATF 16949 são...
- Diagnostico;
- Identificação, controlo e monitorização dos processos;
- Avaliação do desempenho dos processos;
- Definição e Implementação de procedimentos operacionais;
- Garantia do tratamento completo de reclamações;
- Sistematização do controlo da conformidade do produto;
- Avaliação de Fornecedores;
- Determinação da satisfação dos Clientes;
- Formalização de uma Política da Qualidade e definição de Objetivos;
- Sensibilização dos Colaboradores para Qualidade;
- Realização de auditorias internas;
- Acompanhamento ao processo de certificação pela entidade certificadora.
Avaliação de riscos
A avaliação de riscos é também um fator fundamental da certificação do Sistema de Gestão Ambiental pelo que devem ser tidas em conta as normas de gestão de risco.
- ISO 31000 – Informações básicas, princípios e diretrizes para a implementação da gestão de riscos.
- ISO/IEC 31010 – Técnicas de avaliação e gestão de riscos.
Serviços relacionados
- QFD – Quality Function Deployment
- FMEA / AMFE – Análise de Modos de falha e Efeitos, metodologia (AIAG&VDA) ou NPEN16602
- SPC/CEP controle estatístico de processo
- LEAN / 5S
Ferramentas da qualidade
- EFQM
- Marcação CE e Certificação de produto
- Sistemas Integrados de Gestão
A família das normas ISO 9001
A família das normas ISO 9001 é muito rica pelo que citamos os mais relevantes:
- IATF 16949 Norma do Sistema de Gestão da Qualidade Automotive
- NP EN ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos.
- NP EN ISO 9000 Sistema de gestão da qualidade – Fundamentos de vocabulário.
- NP EN ISO 19011 Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão.
- NP EN ISO 10012Sistemas de gestão da medição – Requisitos para processos de medição e equipamento de medição
- ISO 10002 Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Linhas de orientação para o tratamento das reclamações
ISO 10004 Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Linhas de orientação para a monitorização e a medição - ISO 10005 Sistemas de gestão da qualidade – Linhas de orientação para planos da qualidade
- ISO 10012 Sistemas de gestão da medição – Linhas de orientação para a gestão de processos de medição
Planeamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.
Gestão é fazer certas as coisas, liderança é fazer as coisas certas.
Se não pode descrever o que está a fazer como um processo, então você não sabe o que está a fazer.