Quantas vezes já ouviu esta frase “Estás louco” dita pelos seus melhores amigos e familiares? Se os tivesse ouvido a todos, seguramente não estaria onde está. Foi bem-sucedido por ter confiado nos seus instintos.
Os seus instintos permitiram-lhe aproveitar as oportunidades que as outras pessoas não viram e que o deixaram mais confiante em assumir novos riscos.
Como diz D. Gay de Girardin: “O instinto é o olfato da mente.”
Nos próximos parágrafos, encontra algumas pistas que o poderão ajudar a confiar mais nos seus instintos e contribuir para o seu sucesso.
Siga os seus interesses
Quando uma ideia não lhe sai da cabeça, o seu instinto está a dizer-lhe que tem mérito. Como diz um dos meus amigos, “se não consigo dormir à noite, porque só penso em concretizar aquela ideia, eu sei que é algo que eu tenho que fazer, e normalmente faço.”
O instinto é o combustível que faz com que concretize as suas ideias.
Dito de outra forma, o instinto é realmente e apenas paixão disfarçada de ideia. Quando age de acordo com as ideias de que realmente gosta, é muito provável que esteja certo e mais predisposto a trabalhar arduamente para ter sucesso.
Comprometa-se totalmente
Todo o bom instinto tem de ser apoiado por uma grande quantidade de trabalho dedicado. Tenha fé nas suas convicções. Esta fé ajuda-o a confiar nos seus instintos, porque sabe que irá encontrar uma forma de seguir em frente.
Para este nível de compromisso, tem que viver o momento e concentrar-se em fazer hoje o melhor que puder. Se, por um segundo, começar a ficar com medo, vai ter problemas.
O medo faz com que se questione a si mesmo e a desmotivação ou a dúvida apareçam. Quando tal acontece, já não tem os 100% de empenho necessário.
Ignorar as regras
Todas as regras são feitas por alguém que tinha um instinto, seja há 5 ou há 50 anos. Os líderes que confiam nos seus instintos serão os únicos que estabelecem as novas regras, aqueles que antecipam e resolvem os problemas de amanhã.
Quando contraria a tendência dominante, pode muito provavelmente falhar. Se o fizer, pode utilizar essa experiência como uma oportunidade para melhorar os seus instintos e para perceber que os erros cometidos fizeram com que matasse a ideia.
Permita que a sua ideia mude
Ao agir por instinto, seja flexível na implementação. O que começar a fazer hoje pode mudar completamente manhã. O instinto básico permanece o mesmo, mas a ideia muda e evolui.
À medida que a sua empresa cresce, observe como as pessoas reagem e modifique as suas ideias em conformidade. Perceba o que faz com que as pessoas estejam animadas. É mais fácil confiar nos seus instintos quando dá a liberdade a si mesmo de se adaptar.
A confiança nos seus instintos não pode ser cega, é necessário que se torne um “Especialista” reconhecido no seu setor de atividade.
Esta pode ser uma ótima maneira de promover a sua empresa ou o seu posto de trabalho e ajudá-lo a atender melhor os seus clientes. Mas para tal é necessário uma dose consistente de formação e de risco, mas a recompensa normalmente vale o esforço.
Pense como um líder
Os líderes não têm como objetivo manter o status-quo. Mas sim em fazer o que deve ser feito para garantir crescimento e rentabilidade no futuro. Este não é um caminho fácil.
Inovar constantemente
Significa que não pode ter medo de apresentar novos produtos e serviços ao mercado, mesmo que seja apenas uma variação ou uma melhoria de um produto ou serviço já existente. Inovar não garante o sucesso, mas vai aprender muito mais com os riscos que correu do que com a manutenção do status-quo.
Mantenha as linhas de comunicação abertas
Os clientes são fundamentais para qualquer empresa. Não perca o contacto com eles e com os motivos que os levaram a escolhê-lo. Na prática isto significa ligar ou enviar um e-mail simpático com regularidade para manter o contacto. No momento que perder o contacto com o seu mercado, está perdido.
Apresente publicamente as mudanças da sua empresa
Comunique as mudanças através de uma plataforma on-line, no blog da empresa, no Facebook, no Linkedin, etc. Estas notícias permitem que a sua empresa seja vista como líder e, potencialmente, aumentar o tráfego do seu site, e desta forma as pessoas começam a procurar as informações por si disponibilizadas.
Mantenha-se informado
Os líderes são “estudantes” permanentes. Estude os sucessos e os fracassos do seu setor. A expressão “nunca é tarde para aprender” não é nada de novo, mas está realmente a praticá-la?
Voltando à intuição
Desenvolva a sua intuição. Aprenda a confiar no seu instinto. Esta confiança não acontece do dia para a noite. É necessário praticar para saber quando é que o seu instinto fala e quando é apenas medo ou o orgulho. A vida profissional exige que tome decisões difíceis e faça sacrifícios. A sua intuição deve obter um voto na matéria. Nem sempre deve decidir com base nos números e nas estatísticas.
Como disse Fernando Pessoa: “a sociedade é baseada no instinto individual”.
Desejo-lhe bons instintos, uma boa dose de apetência para o risco e, muito trabalho porque, na realidade, “a sorte dá muito trabalho”.