economia circular

Vantagens da economia circular para as empresas

A economia circular não compromete nem a eficiência em termos absolutos, nem o desempenho final. Com óbvios benefícios para as empresas em termos de produtividade e rendimento.

Como no sistema linear, procurar o melhor desempenho a todos os níveis é sempre vantajoso e útil. Acontece que o processo, em qualquer caso, exige melhoria contínua.

Ao contrário do sistema linear, o sistema circular não compromete nem a eficiência em termos absolutos, nem o desempenho final.

Com óbvias vantagens.

Aumento de produtividade e competitividade

Eliminar o desperdício da cadeia industrial com a reutilização dos materiais no seu máximo permite que as empresas reduzam os custos de produção e a dependência de recursos primários.

Além disso, os benefícios da economia circular não são apenas operacionais. São também estratégicos.

E não só para a indústria mas também para os clientes, utilizadores e consumidores, tornando-se assim tanto numa fonte de eficiência como de inovação.

Ao adotar os princípios da economia circular, as empresas beneficiam de poupanças líquidas substanciais em matérias-primas, bem como da redução dos riscos de fornecimento e da volatilidade dos preços.

Além disso, permite-lhes aumentar a motivação para desenvolver a inovação e criar emprego, melhorar a produtividade e a competitividade e garantir a estabilidade da economia a longo prazo.

Geração de lucros

As empresas a título individual podem reduzir o custo dos seus consumos e, nalguns casos, gerar fluxos de lucro inteiramente novos, se funcionarem de acordo com esquemas circulares.

Estudos recentes demostram que a adoção de abordagens de economia circular em relação à fabricação de produtos complexos de média duração e bens de consumo de alta rotação pode contribuir, para citar alguns exemplos, para gerar as seguintes melhorias:

  • O custo de fabricação de telemóveis pode ser reduzido em 50% por dispositivo se a indústria fabricar telemóveis com componentes que sejam fáceis de separar, se o ciclo inverso for encorajado e se for oferecido aos utilizadores incentivos para incorporá-los no circuito da reciclagem.
  • Máquinas de lavar de gama alta são mais acessíveis para a maioria das famílias se forem alugadas em vez de compradas, uma vez que os clientes poupam com esta opção cerca de um terço por ciclo de lavagem, e o fabricante aumenta seu lucro em cerca de um terço. Economia circular: um desafio e uma oportunidade
  • Um fluxo de receita significativo pode ser gerado se os resíduos alimentares das nossas casas, dos hotéis e dos restaurantes forem processados.
  • É possível obter um lucro significativo na fabricação de cerveja se os resíduos da produção da cervejaria forem vendidos para serem utilizados como fertilizante ou combustível.
  • Por outro lado, os custos de embalagem, processamento e comercialização da cerveja podem ser reduzidos em cerca de 20% se forem utilizados recipientes de vidro retornáveis ​​e reutilizáveis.
  • Estima-se que cada tonelada de roupas usadas, recolhidas e classificadas pode gerar receitas e benefícios significativos através da rua reutilização.

Redução da volatilidade e aumento da segurança do abastecimento

A passagem para a economia circular supõe uma menor utilização de matérias-primas virgens e uma maior utilização de produtos e materiais reciclados, o que reduz a exposição das empresas aos preços das matérias-primas, cada vez mais voláteis, e gera maior resiliência face a esta situação.

Também se reduz a ameaça de rutura da cadeia de abastecimentos por desastres naturais ou desequilíbrios geopolíticos, já que a descentralização dos fornecedores oferece a possibilidade de contar com fontes alternativas de recursos produtivos.

Geração de necessidade de novos serviços empresariais

A economia circular pode gerar demanda por novos serviços empresariais, tais como:

  • Recolha e logística reversa que aumentam a vida útil dos produtos que são reintroduzidos no sistema.
  • Comercialização por meio de plataformas que possibilitem o prolongamento da vida útil e a reutilização dos produtos e que facilitem a reincorporação de resíduos e subprodutos aos circuitos de fabricação.
  • Fabricação de peças e componentes e recondicionamento de produtos, que requeiram técnicas e conhecimentos especializados.
  • A recolha, desmontagem, e recondicionamento de produtos, reintegração no processo de fabricação, e a disponibilização dos artigos ao alcance dos utilizadores requer competências especializadas e conhecimento detalhado dos processos. Na maioria dos casos, é possível aplicar economias de escala entre fabricantes cujas atividades são relacionadas ou complementares, gerando sinergias e novas oportunidades de negócios para empresas que partilhem os recursos dentro do circuito produtivo.

Incentivo a uma maior interação com os clientes

As soluções circulares oferecem às empresas novas formas de interagir de forma criativa com os clientes. Certos modelos de negócios, como aluguer ou contratos de arrendamento (“leasing”, “renting”) estabelecem um relacionamento de longo prazo com os clientes, uma vez que o número de contatos aumenta durante a vida útil do produto.

Estes sistemas comerciais oferecem às empresas a oportunidade única de poderem conhecer os padrões de uso que podem conduzir a um ciclo virtuoso de produtos aprimorados, um melhor serviço e a uma maior satisfação dos clientes.

Gostou deste artigo?
Partilhe-o com quem considere ser útil

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros artigos no blog